Investigação geofísica

Efetuamos investigação não destrutiva de subsuperfície por diversas metodologias geofísicas, sem impactos ao meio ambiente, a baixo custo operacional e com rapidez. As técnicas geofísicas fornecem dados contínuos do subsolo, evitando perfurações e escavações desnecessárias de uma área, possibilitando a análise pontual, 2D, 3D e 4D (ao longo do tempo).

A eficiência na aplicação da investigação geofísica está diretamente associada à definição da metodologia, aos objetivos do trabalho e ao meio físico a ser investigado. A MARCELINO & ASSOCIADOS planeja e executa os trabalhos de investigação geofísica de forma a maximizar os resultados, aplicadas para a pesquisa de:

  • Água subterrânea.
  • Meio ambiente e planejamento urbano.
  • Geologia e prospecção mineral.
  • Engenharia.
  • Geotecnia.
  • Arqueologia e investigação forense.

Eletrorresistividade

O método geofísico da eletrorresistividade é baseado na leitura da diferença de potencial obtido através da injeção de uma corrente elétrica no subsolo, fornecendo assim, a resistividade elétrica do solo medida em Ohm x m.

O método tem por finalidade determinar a variação da resistividade das camadas, ou seja, discretiza o subsolo em camadas de diferentes valores de geoelétricas, de acordo com a variação de suas propriedades físicas, em função da profundidade.

shadow
shadow

Polarização induzida (IP)

O método da Polarização Induzida (IP) consiste na medição de uma corrente elétrica aplicada no solo e da diferença de potencial gerada após cessar a injeção da mesma no solo, que tende a decair ao longo do tempo e possui uma curva de descarga característica.

O levantamento IP possibilita a obtenção de duas grandezas físicas, a resistividade e a cargabilidade (Domínio do Tempo).

shadow

Ground Penetration Radar (GPR)

O GPR – Ground Penetration Radar, ou simplesmente Geo-Radar, é um método não destrutivo de investigação do subsolo e mapeamento de interferências e estruturas subterrâneas (rede de água, esgoto e energia; estruturas enterradas; cavernas; etc.).

shadow
shadow

O Geo-Radar é um método de investigação geofísica por meio de ondas eletromagnéticas. Um pulso (onda) de energia eletromagnética é irradiado para o interior do solo pela antena transmissora, que é refletida de volta para a antena receptora, sendo o sinal, então, amplificado, formatado, armazenado e apresentado de forma a discriminar os materiais atravessados.

Sísmica de reflexão e refração

A sísmica de reflexão avalia a distribuição em profundidade, da velocidade de propagação de ondas elásticas (sísmicas) em um terreno, provocadas através de um abalo superficial produzido artificialmente (marreta, queda de um peso, detonação de cargas de explosivos, etc.).

As ondas se propagam através do solo e rochas, retornando à superfície ao sofrerem reflexão e/ou refração nas interfaces litológicas, as quais são registradas por sensores (geofones).

O processamento dos dados e sua interpretação fornece informações a respeito da distribuição dos materiais em subsolo, discriminando os estratos sísmicos encontrados.

shadow

Já o método de refração sísmica mede o tempo que uma onda compressional (onda P), gerada por uma fonte sísmica, leva para viajar através das camadas do terreno e voltar aos sensores (geofones) instalados ao longo de uma linha na superfície do terreno. Medindo-se o tempo de percurso das ondas, dos diferentes horizontes.

A técnica da sísmica de refração tem por objetivo detectar em superfície as ondas sísmicas refratadas em profundidade, e desta maneira determinar as velocidades de propagação das ondas bem como as espessuras dos estratos em subsuperfície.

Very Low Frequency (VLF)

O VLF utiliza correntes elétricas geradas por transmissões eletromagnéticos geradas no mundo, em especial as militares, que, quando atinge um corpo condutor, provoca o aparecimento de correntes secundárias induzidas, que, por sua vez, criam campos eletromagnéticos secundários, que são medidos.

Esta técnica é empregada com sucesso em mapeamentos geológicos e estudos de locação de poço na determinação de zonas de falhas e fraturamentos.

shadow
shadow

Solicitar uma proposta